A APROPRIAÇÃO DE BENS E A PROPRIEDADE A PARTIR DE SPINOZA: APRESENTAÇÃO DE UMA HIPÓTESE

João Maurício Martins de Abreu

Resumo


Este artigo trata da seguinte questão: há uma base filosófica para pensar a apropriação de bens e a propriedade a partir de Spinoza? A hipótese de que partimos é que a noção de útil comum, desenvolvida na Ética talvez forneça a chave conceitual para iluminar princípios de uma teoria da propriedade e da apropriação em Spinoza. Das dificuldades que se apresentam nessa articulação conceitual, talvez a principal esteja no fato de a teoria política spinozana envolver uma “racionalidade operante no centro das paixões” (Chauí), uma racionalidade que deve englobar a todos, virtuosos ou não – registro diferente daquele da Ética, que apresenta um árduo trajeto, que só uns poucos percorrem (É., V, prop. 42 e esc.).

Palavras-chave

Spinoza. Política. Útil comum. Propriedade.

 

Résumé

Cet article se construit autour de la question suivante: est-ce qu’il a une base philosophique pour penser la propriété à partir de Spinoza? Notre hypothèse est que la notion d’utile commun, développé à l’Éthique, peut probablement fournir une clé conceptuel pour allumer principes d’une théorie de la propriété et de l’appropriation chez Spinoza. La principale difficulté avec laquelle on s’affronte est que la théorie politique de Spinoza se developpe chez une “rationalité qui opère au centre des passions” (Chauí), une rationalité qui doit comprendre à tous, vurtueux ou non – contexte différent de l’Éthique, où se présente un trajet pour peu d’hommes.

Mots-Clé

Spinoza. Politique. Utile commun. Propriété.


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