UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO À LUZ DE MATTHEW LIPMAN: O ATO DE PENSAR DAS CRIANÇAS POR MEIO DE UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO

Caroliny Santos Lima, George Ribeiro Costa Homem, Rita de Cassia Oliveira

Resumo


O presente estudo aborda: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO À LUZ DE MATTHEW LIPMAN: o ato de pensar das crianças por meio de um processo de intervenção. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa que nasce no Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Para alcançarmos essa dimensão, objetivamos construir uma proposta metodológica de ensino de Filosofia para crianças à luz de Matthew Lipman na perspectiva de formar um estudante que desenvolva uma educação para o pensar. Seguindo essa delimitação, a pesquisa caracterizou-se como intervenção por utilizar passos metodológicos da pesquisa-ação tendo como delimitação uma escola municipal.

Palavras-chave


Filosofia; Crianças; Pensar filosófico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Estadual do Ceará - UECE

Centro de Humanidades - CH

Curso de Graduação em Filosofia                                   

Occursus - Revista de Filosofia

ISSN: 2526-3676

Qualis B3


APOIO: